Deseja receber nossas novidades ?

Preencha seu e-mail e nos envie.

Enviando solicitação…

O servidor encontrou um erro.

Obrigado. Solicitação recebida!

Detecção de Incêndio

Central de Alarme

Estrutura e Funcionamento

 

O sistema SecuriSens d-List é baseado na aquisição de uma pluralidade de sensores de temperatura, os quais são integrados em intervalos regulares no cabo sensor SEC 15. O sistema mede tanto o calor efetivo do ambiente (aquecimento por convecção), quanto uma porção da radiação infravermelha (radiação térmica). Graças a estas propriedades e ao ciclo de amostragem de 10 segundos, a resposta do detector linear de calor é extremamente curta. A unidade de avaliação inteligente avalia os dados e decide, com base na programação individual, se um alarme ou um sinal de aviso está presente. O software para PC «d-LISTp800» consiste em um ambiente de programação flexível, o qual permite que você configure a unidade de avaliação de uma forma simples, conforme as exigências das especificações do projeto. Conforme a avaliação disponível, os relés programáveis podem ser utilizados para conduzir os sistemas necessários em caso de alarme ou falha.

 

Aplicações

 

Graças à boa resistência a condições ambientais extremas, o SecuriSens d-LIST é utilizado sempre que os detectores pontuais convencionais não podem fornecer proteção ideal e detecção precisa.

 

Aplicações típicas:

 

Túneis utilitários e de cabos, por exemplo em usinas de energia e grandes indústrias

Estacionamentos, garagens subterrâneas

Câmaras frigoríficas

Proteção física da unidade industrial, por exemplo em correias transportadoras, linhas de produção

Túneis e estações de metrô

Pisos e tetos elevados

Instalações de incineração, infraestruturas de eliminação de resíduos

Serrarias, áreas agrícolas

Rampas de carga descobertas

entre outras aplicações específicas

 

Cabo sensor SEC 15

 

No interior do cabo sensor estão localizados os sensores de temperatura de semicondutores, em intervalos arbitrários, dependendo da aplicação específica. Estes estão conectados eletricamente entre si por meio de um cabo tipo fita (flat cable). O flat cable com os pontos de medição de temperatura é revestido por um material de preenchimento, o qual carrega um escudo de alumínio contra influências eletromagnéticas. O próprio revestimento do cabo possui a vedação completa e é retardante de chamas, material livre de halogênio.

 

Os espaçamentos padrão entre sensores são de 1 m, 2 m, 3 m, 4 m, 5 m. Outros espaçamentos entre 25 cm e 10 m são possíveis mediante solicitação. O cabo sensor SEC 15 é précortado no comprimento desejado, fornecido com o conector crimpado e a tampa.

 

Unidade de avaliação SCU 800

 

A unidade de avaliação SCU 800 (Sensor Control Unit) é a unidade central de controle, que fornece alimentação para até dois cabos sensores SEC 15, a cada 10 segundos realiza uma consulta cíclica dos sensores conectados por cabos, detecta os valores de temperatura obtidos e, em seguida, avalia diferentes critérios.

 

Um alarme de incêndio é disparado quando a temperatura atingir um valor limiar a partir de um ponto de medição ou quando é detectado um aumento na temperatura definido ao longo do tempo (ação derivativa).

 

Os limiares do alarme podem ser livremente programados para até 64 zonas de risco de incêndio configuráveis.

 

Algoritmos especiais minimizam os alarmes falsos geralmente oriundos de flutuações naturais de temperatura.

 

Um sinal de alarme ocorre visualmente no painel frontal, bem como através do contato seco para transmissão de corrente elétrica para outro sistema computacional e de controle ou para um sistema de alarme de incêndio

central. Neste caso, as passagens de cabos e o alarme são avaliados separadamente. Devido à consulta contínua dos dados dos sensores, falhas e sinais são detectados imediatamente.

 

O SCU 800 encontra-se disponível em 2versões:

• SCU 800-3 com 2 relés de alarme comuns (um para cada cabo sensor) e um relé de falha coletiva.

• SCU 800/16 com 16 relés de grupos que podem ser programados para a sinalização de alarme, sinal de aviso ou falha por grupo,bem como um relé de falha coletiva.

 

Interface de Dados e Reticulação

 

Uma interface serial é utilizada para programar e definir os limites do alarme através do d-LISTp800 Software. Até 31 unidades de avaliação SCU 800 podem ser conectadas entre si através de uma interface RS-485 e avaliadas e operadas de forma centralizada por um LISTcontroller.

 

Display remoto RDU 316

 

A unidade de display remoto RDU 316 é um display de texto remoto para até 31 unidades de avaliação do tipo SCU 800. Em combinação com as unidades de avaliação, mensagens são geradas, as quais são cronologicamente (data e hora) exibidas, armazenadas e lidas à prova de falhas. O relógio em tempo real do RDU 316 permite o armazenamento e a visualização de até 450 mensagens com marcação de tempo. Na prática, isso significa, no caso de alarme, a concreta divulgação com a especificação do número de equipamentos, seções e pontos de medição. Dependendo do tipo de mensagem, a exibição no idioma local será em cor verde, laranja ou vermelha. O RDU armazena todas as mensagens de todos os dispositivos conectados, p. ex. alarmes, falhas ou outros incidentes técnicos. A conexão é realizada via RS-485 Bus, cujo comprimento pode ser de cerca de 1000 metros do sistema central.

 

ATEX

 

Para uso em áreas de risco das Zonas 2 e 22, há uma variante correspondente do sistema d-LIST disponível.

 

Estrutura do sistema

 

Um sistema SecuriSens d-LIST consiste em pelo menos uma unidade de avaliação SCU 800, bem como 1 ou 2 cabos sensores SEC 15 conectados. Entre a unidade de avaliação e o cabo sensor pode ser utilizado um cabo de conexão, o qual está ligado através de uma caixa de conexão CBO com o cabo sensor. Alternativamente, podem ser utilizados os conectores SECcon. Além disso, são possíveis ramificações do cabo sensor, seções de ligação do cabo sensor individuais com cabos de conexão e a combinação de diferentes espaçamentos entre sensores são possíveis.

 

Sensores de temperatura individuais ES

 

Para o monitoramento preciso da temperatura em pontos críticos existem sensores individuais disponíveis em uma luva de aço inoxidável. Estes são equipados com cabos de conexão de comprimentos de 1 m, 5 m ou 10 m, conectados através das caixas de conexão com o cabo sensor ou com a unidade de avaliação. Os sensores detectam a temperatura com uma dissipação de 0,1 °C. A amplitude de medição da temperatura é de –55 °C até 120 °C.

 

Montagem

 

O cabo sensor é fornecido de série com uma braçadeira de clique plástica anexada.A distância entre as  braçadeiras é de 1 m, no mínimo. Para exigências especiais, estão disponíveis braçadeiras de aço inoxidável ou outros sistemas de fixação especial.

 

Módulo OIM

 

O comportamento diferenciado pode ser desativado por um tempo definido com um Módulo OIM para um sinal de entrada para determinados grupos de sensores. Isso pode ser útil, por exemplo, para entradas de carga de cais ou câmaras frias, com o propósito de evitar alarmes falsos devido a golpes de ar quente.

 

d-LISTp800 Software

 

Com a ajuda do software, o sistema d-LIST pode ser extremamente flexível e facilmente adaptado na aplicação. É possível agrupar qualquer número de sensores. Os limites máximos e diferenciados de temperatura para cada sensor podem ser programados individualmente.

 

Manutenção

 

O sistema SecuriSens d-LIST exige uma manutenção mínima. Mesmo após anos, a posição dos sensores térmicos permanece a mesma. Uma análise das características de resposta é realizada graças ao dispositivo de teste de sensor STE 515 móvel, alimentado por bateria, com pouco esforço.

 

Fale Conosco para mais informações.

Veja também
outras soluções
de detecção linear
de temperatura:

 

 

Tubo Sensor ADW

 

Cabo Sensor LIST

Apresentação - Slide

Apresentação - Vídeo

Augeo - Sistemas de Detecção, Alarme de Incêndio e Automação Predial

Rua Isaías Regis de Miranda, 689, Hauer, Curitiba/PR, CEP 81.630-050

Fone: +55 41 3342-3737  /  Fax: +55 41 3342-9080  /  e-mail: faleconosco@augeo.com.br

 

Deseja receber nossas novidades ?

Preencha abaixo seu e-mail e nos envie.

Enviando solicitação…

O servidor encontrou um erro.

Obrigado. Solicitação recebida!

Recomendamos: